Página Inicial

siga-nos
Veja nossos vídeos no YouTube! Siga-nos no Twitter! Siga-nos no Facebook

 Silimed
E-Tamussino EBCO Systems Prontobaby - Hospital da Criança

NOTÍCIAS ANTIGAS

novembro de 2009
Sai resultado de pesquisa de satisfação da CIPERJ

     A Associação de Cirurgia Pediátrica do Estado do Rio de Janeiro (CIPERJ) realizou, entre os dias 5 e 20 de novembro, uma pesquisa de satisfação, buscando saber como colaborar com o associado. O resultado e as sugestões dadas serviram para traçar as metas da entidade para 2010.

     Ao todo, 14 pessoas responderam o questionário, que contava com três perguntas sobre o que os associados achavam dos temas das reuniões bimestrais, da gestão atual da CIPERJ e se tinham alguma sugestão a oferecer. Para responder a pesquisa não era preciso se identificar. A seguir, o resultado:

GESTÃO
8 votos
Ótimo
5 votos
Bom
1 voto
Péssimo
TEMAS DAS REUNIÕES BIMESTRAIS
3 votos
Ótimo
10 votos
Bom
1 voto
Péssimo

     Dentre as sugestões dadas, muitos médicos solicitaram levar as reuniões bimestrais para outros bairros e locais, como o Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) e o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (CREMERJ). Outros sugeriram abordar a cobrança de sobreaviso médico, como tema de futuros encontros da CIPERJ. Alguns associados ainda pediram para levar as reuniões para o interior do Estado e também para revezar os encontros entre o Prontobaby - Hospital da Criança e o Hospital Copa D´Or.

     Todos as sugestões foram vistas pela diretoria da CIPERJ e levadas em consideração no planejamento para 2010. Já no próximo encontro, de janeiro, os associados terão alguns pedidos atendidos.

     Caso você, associado, tenha alguma sugestão, basta mandar a mesma para contato@ciperj.org.

     Caso prefira, pode se comunicar diretamente com a diretoria da entidade. Para isso, basta acessar a seção Diretoria do site da CIPERJ e enviar um e-mail para o diretor (a) que deseja se comunicar.

Última reunião da CIPERJ no ano debate balanço da entidade e metas para 2010

      A última reunião bimestral da Associação de Cirurgia Pediátrica do Estado do Rio de Janeiro (CIPERJ) aconteceu na noite desta quarta-feira, dia 25, no auditório do Hospital Copa D´Or, na Zona Sul da capital fluminense.

      O encontro serviu para mostrar o balanço financeiro da CIPERJ em 2009 e debater assuntos relativos ao que será feito em 2010.

     A próxima reunião da CIPERJ acontece no dia 25 de janeiro, segunda-feira, inicialmente, no auditório do Hospital Copa D´Or.

Última reunião da CIPERJ em 2009 será nesta quarta

     A última reunião da Associação de Cirurgia Pediátrica do Estado do Rio de Janeiro (CIPERJ), em 2009, acontece nesta quarta-feira, dia 25, a partir das 20h no auditório do Hospital Copa D´Or, na Zona Sul da capital fluminense.

     A programação compreende uma apresentação do tesoureiro da CIPERJ, Dr. Marco Daiha, mostrando o balanço de 2009 da entidade e, logo em seguida, o Dr. Kleber Anderson, presidente da CIPERJ, mostrará o resultado da pesquisa de satisfação e o planejamento para 2010.

      A CIPERJ solicita aos associados que levem casos clínicos para serem debatidos após as apresentações.

       O Hospital Copa D´Or fica na Rua Figueiredo de Magalhães, 875, em Copacabana. A entrada do auditório fica logo após a porta principal do hospital. Mais informações através de contato@ciperj.org.

CIPE recebe inscrições para estágio até dia 30

     A Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica (CIPE) recebe, até o dia 30 de novembro (segunda-feira), inscrições de candidatos que desejam participar de estágios em: Cirurgia Pediátrica Oncológica, com duração de seis meses, e Cirurgia Pediátrica Urológica, de um ano.

     Para participar, é preciso ter o Título de Cirurgia Pediátrica e enviar o currículo, até a data citada, para a sede da entidade, informando o centro de aperfeiçoamento desejado (para ver a lista com as instituições disponíveis, clique aqui).

    A Comissão de Ensino e Título de Especialista (CETE-CIPE) realizará a seleção através da análise de currículos no sábado, dia 5 de dezembro.

     A CIPE fica na Rua Cardeal Arcoverde, 1.745, bloco A, 12° andar, conjunto 123, CEP: 05407-002 São Paulo, SP. Mais informações pelos telefones (11) 3814 6947 e (11) 3032 8955 ou ainda pelo e-mail cipe@uol.com.br.

Estudo revela queda de mortes em crianças de até 1 ano

     O Ministério da Saúde divulgou na quinta-feira, dia 19, novos dados do Saúde Brasil 2008. A pesquisa revela queda de 93,4% no número de mortes por diarreia em crianças de até 1 ano. De acordo com o órgão governamental, os óbitos cairam de 32.704, em 1980, para 1.988, em 2005.

     Ainda segundo o estudo, o número de mortes de crianças com menos de um ano caiu de 180.048 para 51.544 no mesmo período.

      Há, também, dados relevantes no estudo, como a diminuição de óbitos em crianças em situações como poliomielite e sarampo (97,2% de queda), desnutrição e anemias nutricionais (89,2%) e infecções respiratórias agudas como pneumonia (87,5%).

     O Saúde Brasil 2008 revela ainda que a taxa de mortalidade infantil no Brasil caiu de 47,1 óbitos por mil bebês nascidos vivos em 1990 para 19,3 mortes em 2007.

CFM faz alerta sobre a assinatura eletrônica dos médicos

fonte: CFM

     O Conselho Federal de Medicina (CFM) recomenda aos médicos de todo o país aguardarem a definição de calendário e dos procedimentos de disponibilização da certificação digital (assinatura eletrônica) com código de CRM para os profissionais da categoria, conforme previsto na Resolução CFM nº 1.821/07.

      Todas as providências estão sendo tomadas para garantir aos inscritos nos Conselhos Regionais de Medicina o mais rápido possível o acesso à nova ferramenta. Um grupo de técnicos e especialistas que acompanham a implementação do projeto têm trabalho ativamente sobre o tema. Em breve, informes atualizados serão repassados à categoria.

      A cautela é necessária diante da oferta no mercado de assinaturas deste tipo que não atendem aos requisitos previstos no Manual de Certificação para Sistemas de Registro Eletrônico, elaborado pelo Conselho Federal de Medicina e pela Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS).

      Em breve, o Conselho Federal de Medicina passará a atuar como entidade certificadora dentro dos padrões ICP-Brasil. A disponibilização da certificação digital para os profissionais médicos será instrumento fundamental para o desenvolvimento e a implantação dos prontuários eletrônicos nos estabelecimentos de saúde.

      Essa nova forma de armazenamento de dados, uma exigência da legislação, passará a ser realizada segundo critérios mais rigorosos de confidenciabilidade e de segurança, o que trará ganhos, sobretudo, para a população.

Confira fotos de congresso no Canadá que contou com cerca de 20 médicos brasileiros

     O III Congresso Mundial de Desordens Sexuais, realizado em Toronto, no Canadá, entre os dias 12 e 15 de novembro, contou com a presença de 29 países, distribuídos por 240 médicos, destes cerca de 20 eram brasileiros, dentre os quais encontravam-se o presidente e a vice-presidente da Associação de Cirurgia Pediátrica do Estado do Rio de Janeiro (CIPERJ), respectivamente, o Dr. Kleber Moreira Anderson e a Dra. Lisieux Eyer de Jesus.

    A seguir, pode-se conferir algumas fotos do evento:

Revista do CBC está no Medline

     Desde este mês de novembro a revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) faz parte do Medline. O comunicado oficial foi feito pelo diretor da National Library of Medicine, entidade responsável pela produção e atualização da Medline, Sheldon Kotzin.

     A Medline é um banco de dados contendo literatura médica e biomédica, com referências bibliográficas e resumos de mais de 4.000 títulos de revistas biomédicas publicadas nos Estados Unidos e em outros 70 países.

Última reunião da CIPERJ em 2009 será no dia 25

     A última reunião da Associação de Cirurgia Pediátrica do Estado do Rio de Janeiro (CIPERJ), em 2009, acontece na quarta-feira, dia 25, a partir das 20h no auditório do Hospital Copa D´Or, na Zona Sul da capital fluminense.

     A programação do evento ainda não está fechada. Haverá, no início do encontro, uma apresentação do tesoureiro da CIPERJ, Dr. Marco Daiha, mostrando o balanço de 2009 da entidade. Logo em seguida, o Dr. Kleber Anderson, presidente da CIPERJ, mostrará o resultado da pesquisa de satisfação (que pode ser respondida até sexta-feira, dia 20) e o planejamento para 2010.

     O objetivo é que até o final desta semana seja definida a palestra científica do encontro. Assim que a programação estiver fechada, a mesma será divulgada aqui no site da CIPERJ e enviada por mala direta para os associados e cadastrados.

       O Hospital Copa D´Or fica na Rua Figueiredo de Magalhães, 875, em Copacabana. A entrada do auditório fica logo após a porta principal do hospital. Mais informações através de contato@ciperj.org.

CIPE lança hemeroteca de sua revista científica

     A Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica (CIPE) anunciou, na segunda semana de novembro, que já está no ar a hemeroteca da Archives of Pediatric Surgery, a revista científica da CIPE.

     A ação tem como principal objetivo facilitar o envio de artigos pelos médicos. Porém, para enviar um estudo, é necessário, primeiramente, estar cadastrado na hemeroteca. Para isso, clique aqui.

    Após o cadastro, basta acessar o ícone Archives of Pediatric Surgery, que se encontra na barra lateral do site.

Brasil investe pouco na área de saúde pública

Fonte: Fenam

     O Brasil investe pouco na área de saúde pública e os gastos nessa área são malfeitos. Esta é uma das conclusões da pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz Maria Alicia Domínguez Ugá cujo estudo demonstra que o País gasta apenas 3,4% do seu Produto Interno Bruto (PIB) em saúde. Nos demais países da América Latina, a média de gastos em saúde é de 4,6% do PIB. As informações são da Agência Brasil.

"Nós gastamos mal e pouco. No Brasil, a saúde é vista como um setor de gastos em vez de ser visto como gerador de emprego e renda", afirmou ontem durante o seminário Gastos Catastróficos em Saúde no Brasil, realizado na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). De acordo com ela, a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) recomenda que os investimentos em saúde representem 6% do PIB.

     Segundo a pesquisadora, os gastos públicos em saúde pública no Brasil giram em torno de US$ 153 per capita. Desse total, US$ 77,4 são investidos pela União, estados pagam US$ 37,5 e municípios, US$ 38,1. "Os municípios são os maiores protagonistas nos investimentos em saúde", explicou.

     Maria Alicia apontou ainda que a União tem diminuído seus investimentos em saúde pública: em 1993, o Governo Federal era responsável por 72% dos gastos; em 2003, o percentual caiu para 51%.

"Em contrapartida, estados e municípios estão aumentando a participação", afirmou Maria Alicia, mostrando que em 1993 os estados eram responsáveis por 12% dos investimentos e, dez anos depois, o percentual subiu para 23%. "Já os municípios gastavam 16% naquela época e em 2003 o gasto aumentou para 26%", completou.

Ministério da Saúde compra lote inicial de 40 milhões de doses da vacina contra Influenza A (H1N1)

Fonte: Ministério da Saúde

     O Ministério da Saúde fechou a compra do primeiro lote de vacinas contra Influenza A (H1N1). São 40 milhões de doses, com entrega ao governo no primeiro semestre de 2010. As vacinas estarão disponíveis antes do próximo inverno para um público-alvo ainda em definição. O investimento, no valor aproximado de R$ 444,7 milhões (o equivalente a US$ 257.200.000,00), utiliza recursos do crédito suplementar de R$ 2,1 bilhões liberados pelo Governo Brasileiro em outubro passado para as ações de enfretamento da nova gripe.

      A aquisição é resultado de compra realizada nesta segunda-feira (16), após negociação do Departamento de Logística que contou com a participação de duas empresas internacionais, a Baxter e a Glaxo SmithKline Biologicais (GSK). A sessão pública para recebimento das propostas foi acompanhada por representantes da Controladoria Geral da União (CGU), Ministério Público Federal, Consultoria Jurídica e áreas técnicas do Ministério. A escolha se deu pelo menor preço. A britânica GSK será a fornecedora deste primeiro lote de vacinas para o Brasil, ao custo de US$ 6,43 cada dose, o que vai gerar uma economia de aproximadamente R$ 39,4 milhões para o governo brasileiro, tomando-se como referência o preço do Fundo Rotatório da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), que é de US$ 7.00 a dose. Ao todo, seis fornecedores foram convidados para apresentar propostas, segundo critérios e recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

      A compra direta reflete o movimento do mercado internacional. “A produção da vacina contra o novo vírus da Influenza A (H1N1) tem sido mais lenta do que o esperado e a demanda mundial pela vacina é muito maior do que a oferta”, explica o diretor de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, Eduardo Hage. Os países do Hemisfério Norte estão recebendo uma quantidade de doses menor do que a planejada. Os Estados Unidos, por exemplo, anunciaram que pretendiam ter 250 milhões de doses até dezembro. Mas desde o início de setembro até o último dia 12 de novembro, distribuíram 36,8 milhões de doses, segundo informações oficiais do CDC (Centers for Desease Control and Prevencion).

      A estimativa é receber as primeiras vacinas desta compra em janeiro de 2010. Os públicos prioritários para vacinação ainda estão sendo estudados pelo Ministério da Saúde, que acompanha as recomendações da OMS e as ações dos países do Hemisfério Norte, que já enfrentam a chamada segunda onda da doença, pois estão entrando no inverno. Em países como México e Estados Unidos, já se observa um número de casos graves de doença respiratória maior que em março/abril de 2009, quando a doença surgiu.

      Além deste lote, o Ministério da Saúde também vai adquirir as vacinas produzidas pelo Instituto Butantan, único produtor na América Latina, e também por meio do Fundo Rotatório da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). Está prevista, ainda, a abertura de licitação para compra de outro lote de fornecedores internacionais. As quantidades e os prazos para realização dessas compras, no entanto, estão sendo definidos.

118 mil médicos ainda precisam se recadastrar para obter nova identidade médica

     Termina no dia 11 de maio de 2010 (terça-feira) o prazo para que os médicos se recadastrem e possam obter a nova carteira de identidade médica. De acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), cerca de 118 mil médicos ainda precisam atualizar seus dados profissionais.

Novo documento de identidade médica

     Para trocar o seu documento é necessário, primeiro, se recadastrar junto ao CFM. Para isso, clique aqui. Após a atualização dos dados, o conselho irá preparar e emitir a sua nova carteira de identidade médica. Mais informações através do e-mail cfm@cfm.org.br.

      As novas carteiras de identidade médica começaram a ser emitidas pelo CFM no início deste ano. O objetivo principal da atualização do documento é de evitar fraudes. Para que isso tenha efeito, a entidade solicita aos médicos não plastificar a carteira para não comprometer a imagem latente, um dos novos itens de segurança.

     A seguir, encontram-se alguns dos itens de segurança presentes no novo documento médico:

IMAGEM LATENTE - presente nos dois espelhos da cédula, a sigla CFM é visível observando-se o documento inclinado e sob uma fonte de luz;

MICROLETRAS EM NEGATIVO - a tarja vertical é ladeada pelo texto Conselho Federal de Medicina e as tarjas horizontais possuem o texto Identidade de Médico, ambas impressas em calcografia;

IMPRESSÃO EM TINTA INVISÍVEL LUMINESCENTE - as Armas da República e a palavra Autêntico surgem repetidas sobre o documento, sob luz ultravioleta;

MICROLETRAS EM POSITIVO - Na área da fotografia, em impressão off-set cinza, observa-se o texto Conselho Federal de Medicina, em linhas ondulares;

FUNDO NUMISMÁTICO - O fundo numismático apresenta as Armas da República e a sigla CFM.

     Vale ressaltar que a nova carteira de identidade médica é elaborada e emitida pela Casa da Moeda.

Deputado envia emenda solicitando que salário mínimo de médicos seja aplicado também aos aposentados

     O deputado federal Marçal Filho (PMDB/MS) propôs, na segunda semana de novembro, uma emenda ao Projeto de Lei que fixa o salário mínimo dos médicos e cirurgiões dentistas em R$ 7 mil, que já está em trâmitação na Câmara dos Deputados, solicitando aplicar o benefício também aos profissionais que já se aposentaram.

"A dedicação com a qual exerceram sua profissão enquanto ativos precisa ser também, em termos materiais, reconhecida", afirmou o deputado no plenário.

Curso sobre robótica acontece em SP em dezembro

     O I Curso Internacional de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica ocorre nos dias 11 e 12 de dezembro (sexta-feira e sábado) no anfiteatro do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), em São Paulo, capital.

     O evento possui programação teórica e de vídeo, destacando-se as seguintes palestras: Refluxo Gastroesofágico com Tela; Cirurgia Robótica do Refluxo; Minivideocirurgia; A Cirurgia Robótica, dentre outras.

     Haverá ainda a participação especial dos Drs. Homero Rivas (Universidade do Texas - EUA) e Enrique Fernando Elli (Universidade de Illinois, em Chicago - EUA).

      A taxa de inscrição é de R$ 200 para médicos e R$ 100 para residentes. Para participar, é necessário ligar para (11) 3549 0447 ou (11) 3549 0449.

Gloria Perez envia e-mail elogiando almoço do dia 13

     A autora Gloria Perez enviou uma mensagem à Associação de Cirurgia Pediátrica do Estado do Rio de Janeiro (CIPERJ) elogiando o almoço realizado na sexta-feira, dia 13, no restaurante Albamar, no Centro do Rio de Janeiro, onde a Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica (CIPE) prestou uma homenagem à novelista.

Gloria Perez com os cirurgiões pediátricos

      A seguir, o conteúdo do e-mail enviado pela autora:

"Foi uma tarde muito, muito agradável. Publiquei as fotos do nosso encontro no meu blog. Vejam:

http://gloriafperez.blogspot.com/2009/11/uma-tarde-com-os-cirurgioes-pediatricos.html

Abraço carinhoso,

Gloria"

      No encontro, a CIPE, através de seu presidente, Dr. José Roberto de Souza Baratella, entregou uma placa à Gloria Perez por ter criado o personagem Dr. Lucas, vivido pelo ator Murilo Rosa, na novela Caminho das Índias da Rede Globo e por ter mencionado, em um dos diálogos do folhetim, a realização do III Mutirão Nacional de Cirurgia Pediátrica, ocorrido em agosto deste ano.

     Para conferir como foi o almoço, basta clicar aqui.

CIPE homenageia Gloria Perez em almoço no RJ

     A Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica (CIPE) homenageou nesta sexta-feira, dia 13, a autora Gloria Perez em almoço festivo realizado no restaurante Albamar, no Centro do Rio de Janeiro.

Dr. Baratella entrega a placa homenageando a autora

      Estiveram presentes cerca de 20 pessoas ao evento dentre os quais encontravam-se, além da novelista, os Drs. José Roberto de Souza Baratella (presidente da CIPE), Sandoval Lage (secretário da CIPERJ), Acyr Gonçalo Cunha, André Lima da Cunha, Saulo Ferrante, Murilo Capella, Marco Turcatel, Ivens Baker, as Dras. Ivonete Siviero e Danielle Forny, entre outros.

      Após o almoço, o presidente da CIPE, Dr. José Roberto Baratella, entregou uma placa à Gloria Perez, homenageando a autora por ter criado o personagem Dr. Lucas, vivido pelo ator Murilo Rosa, na novela Caminho das Índias da Rede Globo e por ter mencionado, em um dos diálogos do folhetim, a realização do III Mutirão Nacional de Cirurgia Pediátrica, ocorrido em agosto deste ano.

     A seguir, encontram-se algumas fotos da homenagem. Para vê-las ampliadas, basta clicar na imagem.

CIPE organiza almoço em homenagem à Gloria Perez

     A Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica (CIPE) realiza nesta sexta-feira, dia 13, um almoço festivo para homenagear a autora Gloria Perez, que criou o personagem do Dr. Lucas, um cirurgião pediátrico vivido pelo ator Murilo Rosa, na novela Caminho das Índias, da Rede Globo de Televisão.

     O evento acontecerá a partir das 13h, no restaurante Albamar, situado na Rua Marechal Âncora, 184, no Centro do Rio. Caso queira indicações de como chegar ao local, basta clicar aqui para visualizar o mapa.

     As adesões podem ser feitas através de contato@ciperj.org.

TUSS começa a ser implantada em janeiro

     A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgará, até a terceira semana de novembro, a resolução normativa com o cronograma de implantação da Terminologia Unificada em Saúde Suplementar (TUSS), que constitui-se da seguinte forma: três meses de adequação para as empresas de planos de saúde (de dezembro de 2009 a fevereiro de 2010) e outros três meses para implantação dos médicos (de março a maio de 2010).

     A medida foi anunciada após a aprovação, por parte do Comitê de Padronização das Informações da Saúde Suplementar (COPISS), do material relativo à área médica da TUSS, entregue pela Associação Médica Brasileira (AMB).

Foram corrigidas pequenas pendências que ainda existiam naquele material que entregamos no final de agosto e agora está tudo pronto e engatilhado para começar a valer”, disse o 1º tesoureiro da AMB, Dr. Florisval Meinão.

     Definiu-se, também, como será feita a inclusão de novos procedimentos:

Ficou acertado que os membros do COPISS e das Sociedades de Especialidade é que farão a solicitação da inclusão à AMB. A AMB irá submeter o pedido à Câmara Técnica específica, que aprovará e encaminhará ao COPISS e à ANS para que seja publicado no TUSS”, explicou Meinão.

     A TUSS padroniza a codificação e a nomenclatura dos procedimentos médicos, no padrão CBHPM da AMB, para a troca de informações entre as operadoras de plano privado de assistência à saúde e os prestadores de serviços de saúde sobre os eventos assistenciais realizados aos seus beneficiários. O principal objetivo é de estabelecer um padrão nacional de comunicação entre os prestadores, as operadoras e a ANS.

Reunião da CIPERJ acontece no dia 25 em Copacabana

     A diretoria da Associação de Cirurgia Pediátrica do Estado do Rio de Janeiro (CIPERJ) convida os associados a participarem da reunião da entidade que ocorrerá no dia 25, quarta-feira, a partir das 20h no auditório do Hospital Copa D´Or, na Zona Sul da capital fluminense.

     A programação do evento ainda não está fechada. Haverá, no início do encontro, uma apresentação do tesoureiro da CIPERJ, Dr. Marco Daiha, mostrando o balanço de 2009 da entidade.

     Assim que a programação estiver fechada, a mesma será divulgada aqui no site da CIPERJ e enviada por mala direta para os associados e cadastrados.

       O Hospital Copa D´Or fica na Rua Figueiredo de Magalhães, 875, em Copacabana. Mais informações através de contato@ciperj.org.

Hospital realiza seleção para acadêmicos de Medicina

     O Prontobaby - Hospital da Criança divulgou, no dia 9, segunda-feira, o edital para seleção de Acadêmico Bolsista de Medicina. São oferecidas cinco vagas para acadêmicos de Medicina que, em janeiro de 2010, estejam cursando do 9º ao 12º período da faculdade. A bolsa-auxílio é de R$ 600.

     As inscrições devem ser feitas entre os dias 18 e 20 de novembro (quarta a sexta-feira) no departamento de Recursos Humanos do Prontobaby - Hospital da Criança, localizado na Rua Adolfo Mota, 52, na Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro. Serão aceitos, no máximo, 60 candidatos.

     O concurso terá duas fases, sendo que a primeira, a ser realizada no dia 12 de dezembro (sábado), terá prova de múltipla escolha com cem questões. Na segunda etapa, a banca examinadora fará uma entrevista e analisará o currículo do candidato (a).

     O edital completo pode ser visualizado clicando aqui.

Havana sedia congresso sobre cirurgia endoscópica

     O III Congresso Internacional de Cirurgia Endoscópica (Cirendosc 2010) ocorre entre os dias 24 e 27 de maio de 2010 (segunda a quinta-feira) no Hotel Nacional de Cuba, em Havana.

     O evento é uma iniciativa da Sociedade Cubana de Cirurgia Endoscópica, junto com diversas entidades médicas locais, e possui palestras que abrangem especialidades médicas como: Pediatria, Urologia, Cirurgia, Neurocirurgia, entre outras. Para conferir a programação preliminar, basta clicar aqui.

     A taxa de inscrição é de 150 pesos cubanos para especialistas, cerca de R$ 250 (cotados na data de 9/11/09), até 31 de março de 2010. Após o valor passa a ser de 200 pesos cubanos. Para se inscrever, basta clicar aqui.

     Mais informações pelo site do congresso.

SLS começa a receber trabalhos científicos para jornada de 2010

     Já estão abertas as inscrições para os médicos que desejam apresentar trabalhos científicos no 19º Encontro Anual da SLS (Society of Laparoendoscopic Surgeons), que ocorrerá entre os dias 1 e 4 de setembro de 2010 (quarta-feira a sábado), em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

     Os trabalhos científicos a serem apresentados devem ser enviados até o dia 1º de fevereiro (segunda-feira). Para conferir regras de envio e fazer a sua inscrição, basta clicar aqui.

     Assim que estiver disponível, a programação do congresso será divulgada aqui no site da CIPERJ.

     Mais informações podem ser conferidas no site da SLS.

Pesquisa ajuda CIPERJ a traçar planejamento de 2010

     A Associação de Cirurgia Pediátrica do Estado do Rio de Janeiro (CIPERJ) disponibiliza, desde a quinta-feira, dia 5, uma pesquisa de satisfação, cujo intuito é de saber como a entidade pode colaborar com os associados. Porém, por problemas técnicos do servidor de hospedagem do site da CIPERJ, as respostas da pesquisa não estavam sendo enviadas. O problema foi solucionado na sexta-feira, dia 6, e os associados já podem responder o formulário, como foi informado em e-mail enviado na própria sexta-feira.

    A pesquisa possui três perguntas, é opcional e não é necessário se identificar para respondê-la. Os resultados obtidos servirão para traçar o planejamento da entidade em 2010.

    Para responder a pesquisa, basta clicar aqui.

    A pesquisa estará disponível até a sexta-feira, dia 20. O resultado será divulgado na reunião bimestral da CIPERJ, a ser realizada na quarta-feira, dia 25, no Hospital Copa D´Or, na Zona Sul da capital fluminense.

Evento gratuito debate a multidisciplinaridade no atendimento à saúde
fonte: SB Comunicação

     Nos dias 12 e 13 de novembro, o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), no Rio de Janeiro, promove a Jornada Multidisciplinar 2009 que tem como temática Os avanços e as novas técnicas cirúrgicas e será debatido por profissionais de enfermagem, nutrição, fisioterapia, fonoaudiologia e médicos. O intuito do evento é promover o diálogo entre todos os agentes que atuam no tratamento de diferentes doenças, promovendo a melhora no trabalho da equipe e nos resultados para o paciente.

     A Jornada Multidisciplinar deste ano vai debater o que há de mais novo em quatro grandes áreas cirúrgicas: cardiovascular, traumato-ortopedia, neurocirurgia e cirurgia geral. Entre as principais novidades apresentadas estão o avanço na cirurgia robótica e as novas técnicas na cirurgia endoscópica. Cyro Rodrigues, presidente do Centro de Estudos do HSVP e coordenador do evento, adianta que o centro cirúrgico do hospital está passando por ampliação e melhoria da infraestrutura e se prepara para realizar cirurgias robóticas em várias especialidades.

     Um debate que promete é a respeito de qual o melhor tratamento para os pacientes com múltiplas obstruções das artérias coronárias, na mesa redonda Pinga Fogo Cardiológico com a participação de cardiologistas clínicos, hemodinamicistas e cirurgiões cardiovasculares, entre a angioplastia coronária com utilização dos stents e a cirurgia cardíaca com implantes de pontes.

     O encontro também trará, em sua extensa programação, discussões sobre a importância da fonoaudiologia e dos aspectos nutricionais da cirurgia bariátrica, assim como a preparação psicológica no pré-operatório infantil.

Para que o paciente receba um tratamento de forma plena é necessário que todos os profissionais ligados à sua recuperação estejam entrosados e trabalhando em equipe. A Jornada Multidisciplinar visa gerar um espaço para que cada um possa entender e colaborar com a função do outro”, afirma Cyro Rodrigues.

     Profissionais, gestores e estudantes da área de saúde podem se inscrever na Jornada Multidisciplinar gratuitamente pelo telefone (21) 2563-2147 ou pelo e-mail comunicacao@hsvp.org.br. Vagas limitadas.

Serviço: Jornada Multidisciplinar 2009
Data: 12 e 13 de novembro de 2009
Horário: das 8h às 18h
Local: Hospital São Vicente de Paulo
Centro de Convenções Irmã Mathilde
Rua Doutor Satamini, 333 Tijuca – Rio de Janeiro
Inscrições gratuitas: tel.: (21)2563-2147 ou comunicacao@hsvp.org.br.

Dr. Clodualdo de Yuan realiza palestra gratuita no dia 12

     O Centro de Estudos Dr. José Dias Rego, do Prontobaby - Hospital da Criança, sedia, na quinta-feira, dia 12, duas palestras gratuitas para médicos, residentes e acadêmicos.

     Das 10h às 12h, o Dr. Clodualdo de Yuan apresenta Diagnóstico visual em Cirurgia Pediátrica. Já, das 13h às 14h, é a vez da palestra Membrana Hialina e Displasia Bronco Pulmonar – o que há de novo?, com o Dr. José Roberto Moraes.

    O Centro de Estudos fica na Rua Adolfo Mota, 52, na Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro. Mais informações através do telefone (21) 3978 6200.

Edital para exame de validação de diplomas de médicos formados no exterior deverá sair no início de 2010

     O Governo Federal anunciou, na última semana de outubro, que deverá lançar no início de 2010 o edital com as novas regras para o exame de validação dos diplomas de médicos formados no exterior. Até o momento, 21 universidades públicas já aderiram ao chamado projeto piloto de revalidação dos diplomas médicos.

    A prova terá duas etapas: a primeira, escrita, possuirá duas fases, com intervalo de três horas, e 50 questões, sendo 45 de múltipla escolha e cinco discursivas. Quem obtiver a nota mínima fará o teste de avaliação de habilidades clínicas.

ANS tem novos diretores

     Os Drs. Maurício Ceschin e Leandro Reis Tavares são os novos diretores da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O nome deles foi aprovado em sessão plenária no Senado Federal, realizada na última quarta-feira, dia 28. A indicação dos médicos foi feita pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

     Maurício Ceschin é graduado em Medicina e especialista em Administração Hospitalar. Ele preenche a vaga deixada por José Leôncio Andrade Feitosa.

     Já Leandro Reis Tavares é médico com especialização em Cardiologia e autor de artigos sobre cardiopatias e ocupa a vaga de Eduardo Marcelo de Lima Sales.

Congresso nacional de médicos residentes ocorre em janeiro

      O 43º Congresso Nacional de Médicos Residentes ocorre nos dias 15 e 16 de janeiro de 2010 (sexta-feira e sábado) em Manaus, no Amazonas.

     Na programação científica, temas como: valorização da residência médica como forma de especialização; maneiras de evitar o estresse e o esgotamento durante a residência; mercado de trabalho para o egresso; e interferência de gestores públicos e privados na formação de médicos especialistas.

     Ainda não estão disponíveis os valores para inscrição no congresso. Tão logo os mesmos estejam, serão divulgados aqui no site da CIPERJ.

      Mais informações através do site do evento. Para isso, clique aqui.

Governo Federal oferece duas mil vagas em residência médica nos próximos anos

     Os Ministérios da Saúde e da Educação, em conjunto com os conselhos das secretarias estaduais e municipais de Saúde (CONASS e CONASEMS), anunciaram, na última semana de outubro, o lançameto do Programa Nacional de Apoio à Formação de Médicos especialistas em Áreas Estratégicas para o SUS – Pró-Residência, que prevê a oferta de mil bolsas de estudo em 2010 e outras mil em 2011, para a formação de médicos em especialidades e regiões prioritárias definidas pelos gestores do SUS.

     A Cirurgia Pediátrica não será beneficiada com o projeto, cujas especialidades médicas atendidas serão: Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia e Medicina Preventiva e Social, Medicina da Família e Comunidade, Psiquiatria, Geriatria, Cancerologia Clínica e Cirurgia, Radioterapia, Patologia, Anestesiologia, Medicina Intensiva, Neurologia, Neurocirurgia, Ortopedia e Traumatologia, Neonatologia, Psiquiatria Infantil e da Adolescência, Cirurgia do Trauma e Medicina de urgência.

II Curso de Educação Continuada é adiado para março

     Por solicitação do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (CREMERJ), o II Curso de Educação Continuada em Cirurgia Pediátrica CIPERJ/CREMERJ foi adiado para março de 2010.

     Foi agendado, de forma preliminar, a data de 6 de março (sábado) para a realização do curso. Também foi feito o agendamento da 3ª edição da jornada, que ocorrerá em 2 de outubro de 2010 (sábado).

     A 2ª edição do curso terá como tema Trauma e a programação preliminar pode ser visualizada abaixo.

9h às 9h15
Abertura
9h15 às 9h45
Imagem no Abdome Agudo - Dr. Pedro Augusto Nascimento Daltro
9h45 às 10h15
Abdome Agudo (Apendicite) - Cirurgia Aberta - Dr. Carlos Roberto Carvalho Cordeiro
10h15 às 10h45
Abdome Agudo (Apendicite) – Cirurgia por Vídeo - Dr. Carlos Eduardo Rodrigues Junqueira
10h45 às 11h
Intervalo para café
11h às 11h30
Obstrução Intestinal - Dra. Danielle Nunes Forny
11h30 às 12h
Escroto Agudo - Dra. Shirley Schiling Pan
12h às 13h
Intervalo para Almoço
13h às 13h30
Antibioticoterapia - Dra. Patricia de Souza Inhaquite
13h30 às 14h
Anestesia no Trauma Pediátrico - Dr. Luiz Fernando Rocha
14h às 14h30
Tratamento Conservador do Hemoperitoneo – Cirúrgico e Não Cirúrgico - Dra. Ana Teresa Vacchiano Ferreira de Oliveira
14h30 às 14h45
Intervalo para café
14h45 às 15h15
Trauma Torácico - Dr. Edmo Dutra Franco
15h15 às 15h45
Trauma Duodenopancreático - Dr. Gilberto do Amaral Teixeira
15h45 às 16h15
Trauma Renal - Dr. Elio Fernandes Campos Filho
16h15 às 17h
Debate
17h
Encerramento

     Assim que as inscrições puderem ser feitas, haverá o anúncio no site da CIPERJ e do CREMERJ informando como as mesmas podem ser realizadas.

  Mais informações podem ser obtidas através de contato@ciperj.org.

Diretoria da CIPERJ pede desculpas por erro em e-mail

     A diretoria da Associação de Cirurgia Pediátrica do Estado do Rio de Janeiro (CIPERJ) pede desculpas aos associados pelo erro no e-mail enviado na quarta-feira, dia 28, onde anunciava-se, no título da mensagem, que o Dr. Bassols realizaria palestra para os associados nesta quinta-feira, no Prontobaby - Hospital da Criança.

     Como muitos já sabiam o encontro da entidade ocorreu na data e local corretos porém, o convidado da reunião de outubro da CIPERJ foi o Dr. Uenis Tannuri e não o Dr. João Vicente Bassols.

Dr. Tannuri faz palestra para cerca de 30 pessoas

      Dr. Uenis Tannuri realizou na quinta-feira, dia 29, a palestra Intestino Curto para os associados da Associação de Cirurgia Pediátrica do Estado do Rio de Janeiro (CIPERJ). Cerca de 30 pessoas estiveram presentes ao Centro de Estudos Dr. José Dias Rego, do Prontobaby - Hospital da Criança para acompanhar o evento.

Dr. Tannuri e a diretoria da CIPERJ

     Após a apresentação do Dr. Tannuri, o Dr. Marcos, representando os residentes do Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (HSE), apresentou e debateu com os convidados, caso clínico sobre Hérnia Diafragmática Congênita.

     Para ver a palestra do Dr. Tannuri, é necessário baixar os arquivos abaixo:

- Apresentação

- Vídeo 1

- Vídeo 2

     Já a da equipe de residentes do HSE, pode ser baixada clicando aqui.

      A próxima reunião da CIPERJ acontece no dia 25 de novembro, quarta-feira, no Hospital Copa D´Or, em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro.

ASSOCIAÇÃO DE CIRURGIA PEDIÁTRICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (CIPERJ)

Rua Sorocaba 477, sala 403, Botafogo, Rio de Janeiro, RJ. CEP: 22271-110
TEL: (21) 4141 3233
- contato@ciperj.org


Receba nossa newsletter


Normas e resoluções

Baixe a CBHPM

Código Internacional de Doenças - 10ª revisão


©CIPERJ. Todos os direitos reservados.                 Desenvolvido por: Julio Gois